O judô chegou ao Galícia em 2012, através de uma parceria impulsionada pela Diretoria de Esportes Olímpicos com a Associação Judô Nova União, um dos principais clubes de judô de Salvador, fundada em 2009 pelos professores Flávio Pinheiro e Tiago Calheiros.

Firmada em um momento em que o judô estava em alta em Salvador, devido à realização do Campeonato Mundial por Equipes na cidade, a parceria Nova União-Galícia começou com o pé direito: em novembro de 2012, a equipe masculina conquistou o título do Campeonato Baiano por Equipes, enquanto a equipe feminina ficou com a medalha de prata.

flavio-pinheiro-judoca-nova-uniao-galicia-masters-miami-2012
No mesmo mês, o atleta Flávio Pinheiro integrou a equipe brasileira no Mundial Masters de judô em Miami, obtendo a medalha de prata em sua categoria e contribuindo para o Brasil ocupar a quinta posição no quadro de medalhas.

Em março de 2013, o Nova União-Galícia continuou a apresentar um bom desempenho nas competições,  ao conquistar sete medalhas de ouro no Circuito Baiano de judô e classificar diversos atletas para o Campeonato Brasileiro Regional, mostrando que é uma parceria de sucesso e que veio para ficar.

Medalha de ouro - Galícia Nova União