Logo Galícia Rugby Clube

O Galícia Rugby Clube foi criado depois da realização do Campeonato do Nordeste de Rugby 7’s no Parque Santiago, em novembro de 2008. O tradicional clube de futebol, ao perceber a seriedade, organização, força de vontade, pioneirismo e comprometimento das pessoas envolvidas, demonstrou o interesse de abraçar o esporte ao ceder o espaço para realização de treinos e jogos.

Com isso, a base da até então seleção baiana (que levava o nome de Orixás) passou a treinar em suas dependências, fundando então o Galícia RC em 1º de janeiro de 2009 – quando o clube completou 76 anos. A parceria trouxe muitos frutos. O Galícia sagrou-se TRICAMPEÃO do Nordeste de Rugby XV 2009/10/11 e realizou inclusive uma gira internacional para Argentina e Paraguai, com o objetivo de adquirir mais experiência e um melhor nível de jogo.
Galícia - campeão nordestino de rugby - 2009

Galícia internacional

Durante a gira internacional, no Paraguai, o Galícia RC enfrentou o time de Ciudad del Este, e só foi derrotado nos últimos cinco minutos, quando o time da casa conseguiu virar o placar, vencendo por 22 x 12. Já na Argentina, os “bufalitos” enfrentaram o então campeão da província de Missiones e realizaram um jogo duro. Terminou o 1º tempo vencendo por 9 x 5, porém a maior experiência argentina prevaleceu no 2º tempo, quando os donos da casa viraram o placar para 20 x 9.

Bufalito, o mascote do GRC

Bufalito

O rugby, novamente esporte olímpico

A Assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, no dia 9 de outubro de 2009, em Copenhague (Dinamarca), durante sua 121ª sessão, a inclusão do golfe e do RUGBY no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e os de 2020 , depois de proposição do seu Comitê Executivo.

A inclusão do rugby foi aprovada por 81 participantes da assembleia – com oito votos contra e uma abstenção. O rugby foi praticado em Olimpíadas pela última vez em 1924, no formato de 15 jogadores para cada lado. A proposta atual prevê apenas sete atletas para cada time, tanto no masculino como no feminino.

A novidade trouxe muita exposição para a modalidade, especialmente no Brasil, onde o rugby ainda não desfruta da mesma popularidade que possui em países como França, Austrália ou África do Sul, potências do esporte.

Com isso, a atenção da mídia nacional se voltou para o mesmo, que passou a ser alvo frequente de matérias e inclusive de uma transmissão nacional ao vivo na TV Globo, no dia 10 de outubro de 2009 – trecho de uma partida do Campeonato do Nordeste protagonizada pelo Galícia.

Devido a esta exposição, o Galícia vem sendo procurado constantemente pela imprensa para a realização de matérias sobre a modalidade.

Mais informações sobre o Galícia Rugby Clube, inclusive sobre como fazer parte do time, podem ser obtidas na sua página no Facebook: www.facebook.com/galiciarugby