Diogo Silva (a esquerda) e Pedro Cruz (a direita) passando orientações a equipe. Foto: Hilton Oliveira / Galícia EC

A tarde desta terça-feira (22) foi de despedida e apresentação no Parque Santiago após o treino. O técnico Diogo Silva deixa o elenco Sub-15 e Pedro Cruz assume como novo treinador.

Diogo Silva, 31 anos, chegou ao clube em julho deste ano para comandar o infantil do Azulino para o estadual da categoria neste 2º semestre. Graduado em comunicação e educação física, fez especialização em gestão esportiva na Faculdade 2 de Julho, Licença C da Confederação Brasileira de Futebol e diversos cursos na universidade do futebol e em outras instituições, além de ter seu artigo publicado.

Começou em um projeto para jogadores profissionais em busca de trabalho chamado Expresso. Treinou o Leônico e Redenção onde disputou competições estaduais e amadoras. Após um convite, retornou a treinar outro projeto, Academia FG este ano.

Em seu lugar, assume o treinador Pedro Cruz. Sempre ligado a esportes desde pequeno, o futebol sempre foi o que mais lhe encantou, porém, nunca teve experiência no futebol profissional. Começou a carreira fazendo um curso online de Zico e, logo em seguida, de preparação física pela Universidade do Futebol quando teve a certeza que era o queria.

Pedro fez o curso Licença C da Confederação Brasileira de Futebol, estágio na MAF (Mota Academia de Futebol) e logo em seguida convidado para assumir o Sub-15 onde ficou pouco tempo, pois, viajou para a Licença B da CBF e, ao retornar, fazer estágio no Vitória.

Atualmente, está na coordenação da Chute Inicial Corinthians Patamares quando recebeu o convite para dar continuidade ao trabalho no Sub-15 do Azulino.

Diogo está viajando para Arábia Saudita quando irá treinar a divisão de base do Feid Sport Club e deixa uma mensagem de agradecimento e apoio aos atletas que ajudou a montar na sua categoria:

“O Galícia inicia uma trajetória que poucos clubes no Brasil possui. O modelo de jogo do Sub-15 pensado de acordo com o histórico, cultura e ambiente do clube envolve perfil de jogador e desenvolvimento do mesmo, perfil do treinador, modo de jogar, etc. Nesse sentido, a equipe Sub-15 foi sendo formatada através da análise desse perfil previamente elaborado. Agradeço aos jogadores, diretoria e demais colegas pelo aprendizado diário que com certeza ultrapassa o Centro de Treinamento do Granadeiro. Fica o desejo de um excelente Campeonato Baiano sob o comando do excelente Pedro Cruz”.

Já Pedro agradece por mais uma oportunidade na divisão de base, já que trabalhou na escolinha do clube ao lado do professor Esmeraldo:

“Estou muito feliz. Vou fazer o possível para que o Galícia volte a fazer parte da elite do futebol baiano. Agradeço ao Presidente Manolo Muiños e toda a Diretoria por terem me recebido com respeito e carinho, a Diogo Silva pela confiança e indicação. Agradeço aos atletas pelo respeito e vontade de aprender. Tenham certeza que juntos somos fortes!”.

O presidente Manolo Muiños e toda diretoria do Azulino agradecem a Diogo Silva pelos serviços prestados em poucos meses de convívio, desejando boa sorte na nova caminhada, e todo sucesso a Pedro Cruz pois sabemos que ele terá um papel importante beste novo projeto do Galícia.

A Federação Bahiana de Futebol ainda não divulgou data e horário das partidas. O Demolidor de Campeões está no Grupo A ao lado de ABB, Galícia, Jacuipense, Juazeirense, Leônico, Lusaca e Vitória.