Imagem de Santiago Apóstolo na capela da cidade de Santiago de Compostela na Espanha.

Dia 25 de Julho é celebrado o Dia Nacional da Galícia e ao Santiago Apóstolo, São Tiago Maior, padroeiro da Galiza, Espanha e do Demolidor de Campeões.

A História

Nascido na cidade Betsaida, a nordeste do Mar da Galileia, Tiago era filho de Zebeleu e Salomé, e irmão do apóstolo João. Segundo a Bíblia, era um dos discípulos mais próximos a Jesus, já que várias ocasiões era um dos três apóstolos escolhidos para acompanhá-los em algumas peregrinações.

Com o decorrer do tempo, seu nome evoluiu de acordo com as línguas. Na Península Ibérica, tornou-se Jaume ou Jaime, formas mais correntes no catalão. Em outras formas patrimoniais, como castelhano, aparecem registradas como Yaguo devido a evolução da função fonética com o nome usado: Santi Yaguo.

No domínio galego-português, a igreja manteve unido o nome com o adjetivo que chegou a popularizar como Santiago (São Tiago).

Foto: Tito Martins dos Santos / Divulgação

Caminhos de Santiago. Foto: Tito Martins dos Santos / Divulgação.

Santiago de Compostela

Morto em 44 d.c. na cidade de Jerusalém, segundo uma tradição lendária, o corpo de São Tiago teria sido transportado para a Galiza, e sepultado no lugar de Compostela, atualmente chamado até hoje de Santiago de Compostela em sua homenagem.

O santuário em Compostela, tornou-se um dos três mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão. O Caminho de Santiago passou por isso a designar um conjunto de rotas, pejadas de albergues e hospícios dedicados ao santo, que cruzavam a Europa Ocidental e Portugal até Santiago de Compostela, através do Norte de Espanha.

Cruz de Santiago está presente no escudo do Granadeiro.

Granadeiros da Cruz de Santiago

Santo patrono do Galícia Esporte Clube, que carrega a sua cruz no escudo, e cujo estádio se chama Parque Santiago e localiza-se na Avenida Santiago de Compostela. Justas homenagens a este símbolo maior da terra de onde vieram aqueles que construíram a história deste clube que se orgulha de representar a integração entre baianos e galegos.

Foto: Hilton Oliveira / Galícia EC

Vitral da capela de Santiago Apóstolo no Parque. Foto: Hilton Oliveira / Galícia EC.