arbitral-fbf-baianao-2017

Arbitral reuniu dirigentes dos 11 clubes na sede da Federação / Foto: FBF

Nesta quarta-feira (30), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu a tabela do Campeonato Baiano 2017 em um arbitral na sede da entidade localizada na Praça Castro Alves em a presença de dirigentes dos 11 clubes que disputarão o certame estadual. Além do Galícia, Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista.

Contando com as presenças do presidente interino, Roberto Presa, e do conselheiro jurídico, Frederico Farias, foram discutidos os aspectos técnicos da competição como o regulamento e a regularização dos laudos técnicos.

Fórmula de disputa

Em votação aprovada pela maioria, a competição será de pontos corridos com apenas jogos de ida quando cada clube fará cinco jogos como mandante, cinco como visitante e folgando uma rodada. Ao final das 11 rodadas, os quatro melhores clubes classificam-se para as semifinais e finais quando o campeão receberá o troféu em homenagem ao radialista e ex-presidente do Colo Colo, José Maria Almeida Santana. No final da fase de classificação, as duas piores equipes serão declaradas rebaixadas para Segunda Divisão.

Jogos do Granadeiro

O Galícia faz sua estreia no dia 29 de janeiro contra o Flamengo no estádio 2 de Julho em Guanambi e depois fará três jogos seguidos como mandante. Contra o Fluminense de Feira, Vitória da Conquista e Jacuipense nos dias 2, 9 e 16 de fevereiro, respectivamente.

Na quinta rodada visita o Jacobina no dia 19 de fevereiro e depois faz o clássico contra o Vitória como mandante no dia 22 do mesmo mês antes de fazer três jogos longe da sua torcida. Bahia de Feira, Bahia e Juazeirense nos dias 2, 5 e 19 de março.

Azulino encerra sua participação na primeira fase no dia 26 de março como mandante contra o Atlântico. O clube folga na última rodada.

Vagas nas competições nacionais e Copa do Nordeste

Para a Copa do Nordeste 2018 ficou definido que o campeão, o vice-campeão e o 3º colocado garantirão vagas no certame regional. Para a Copa do Brasil 2018, além dos finalistas, a terceira vaga será destinada ao quarto colocado. Não haverá disputa de terceiro lugar. Já os três melhores colocados em toda competição, com excessão de Bahia e Vitória, terão direito às vagas no Campeonato Brasileiro da Série D em 2018.

Tabela

Regulamento

About Assessoria

O primeiro tricampeão baiano!